A formação técnica é oferecida nos formatos webinar (on-line) e presencial. Veja as informações sobre datas e matrícula na página de inscrições.
Objetivos
O Seminário técnico avançado oferece aos participantes uma oportunidade única de adquirir conhecimentos práticos e atualizados com os principais especialistas e pesquisadores do mundo sobre como analisar e projetar sistemas eficientes e econômicos de aterramento e de proteção contra descargas atmosféricas.
Se você quiser proteger um sistema elétrico, uma usina geradora ou uma instalação próxima sujeita a interferências eletromagnéticas vindas de faltas no sistema elétrico, descargas atmosféricas ou surtos no chaveamento, este curso apresentará princípios pertinentes para instalações industriais e de concessionárias, em estado permanente, sob falta e fenômenos transitórios, usando modelos realísticos do ambiente.
A ênfase é dada na demonstração dos conceitos científicos, usando exemplos práticos criados a partir de um grande número de projetos de pesquisa e estudos de engenharia conduzidos pelos pesquisadores da SES desde 1978. As derivações analíticas relevantes estão incluídas em um extenso Manual de Referência disponibilizado a todos os participantes. Um dos principais objetivos deste curso é explicar e eliminar muitos equívocos e ambiguidades, além de medições, análises e técnicas de projeto incorretas, que ainda se espalham pelo setor e são ensinadas em alguns cursos.
O conteúdo e a programação para o formato webinar se encontram abaixo.
Conteúdo
Na Semana 1, serão abordados os três tipos de alimentação eletromagnética. Também serão discutidas as técnicas de medição e interpretação da resistividade do solo, para solos uniformes e multicamada (solos com duas e mais camadas horizontais ou verticais). O conceito de modelo de solo equivalente e o de resolução da camada de solo serão explicados com base em simulações computadorizadas. A análise e a concepção de sistemas de aterramento simples e complexos feitos de condutores tridimensionais orientados arbitrariamente enterrados em solos multicamada serão discutidos e ilustrados com exemplos práticos. Será explorado o caso de um sistema de aterramento parcialmente enterrado em um volume finito de solo heterogêneo, como um aterro. O conceito científico de medição da impedância do solo usando o método de Queda de Potencial será explicado com base em vários modelos realísticos de solo. Parâmetros de linhas de transmissão, cabos e dutos subterrâneos (impedâncias próprias e mútuas) em solos multicamada serão analisados, e técnicas de cálculo da distribuição da corrente de falta serão descritas. Os conceitos de segurança elétrica serão introduzidos, e os problemas relacionados com as impedâncias corporais e as correntes que circulam por ele, além das resistências dos pés, serão discutidos nos casos de exposição elétrica à frequência industrial e à alta frequência.
Durante Semana 2, o foco estará em demonstrar como usar os poderosos processadores de dados da SES, entre eles o SESCAD, o ROWCAD e o SESShield-3D. Essa semana também inclui a introdução e a investigação detalhada dos efeitos das interferências condutivas e indutivas causadas por condutores energizados em estruturas metálicas e condutores aéreos e enterrados nus ou revestidos, como tubulações, cercas e cabos de telecomunicações. Métodos e equipamentos de mitigação serão apresentados e seus méritos relativos serão discutidos. A interação entre as fontes de interferência e as linhas-vítima ou circuitos-vítima será examinada em detalhes. Por último, os campos magnéticos e elétricos gerados por condutores aéreos e subterrâneos energizados em baixa e alta frequências e por transitórios, como as descargas atmosféricas, serão descritos; os métodos de análise típicos e os resultados dos cálculos serão explicados.
Semana 1
Conceptos fundamentales, análisis de la frecuencia industrial y conceptos de seguridad
Día 1
Conceptos fundamentales
Resistividad de suelo
Estructura de los paquetes de software de SES
Modos de energización eléctrica
Modelos y características de la estructura del suelo
Conceptos de impedancia
Electrodos de retorno y estructuras enterradas
Medición e interpretación de la resistividad del suelo
Sinopsis de los paquetes de software de SES
Día 2
Análisis y diseño de sistemas de puesta a tierra
(Parte 1 de 2)
Teoría del análisis de sistemas de puesta a tierra
Capas de suelo horizontales, verticales, hemisféricas y cilíndricas y suelos de volumen finito
Optimización del diseño para reducir la EPT y las tensiones de contacto y de paso
Día 3
Análisis y diseño de sistemas de puesta a tierra
(Parte 2 de 2)
Conceptos, medición e interpretación
de la impedancia de tierra
Introducción a los sistemas de puesta a tierra eléctricamente extensos
Técnica de medición de la caída de potencial
Medición e interpretación de la impedancia de tierra
«¿Qué distancia es suficiente?»
Análisis y supresión de ruido
Día 4
Distribución de la corriente de falla en redes eléctricas y parámetros de las líneas
Conceptos y criterios de seguridad eléctrica
Sistemas de terminales múltiples; modelado de hilos de guarda, de neutro y de contrapesos
Condiciones de estado estable, armónicos y desequilibrios
Cálculo de la corriente de falla
Cálculo de impedancias propias y mutuas y de capacitancias de conductores aéreos y enterrados; suelos uniformes y con capas
Modelado de transformadores
Mecanismos del choque eléctrico
Umbrales de corriente corporal, estándar 80 de IEEE y 60479 de IEC; efectos de la frecuencia; factores de corriente cardíaca
Conceptos de impedancia corporal, de resistencia del pie y de Thevenin
Semana 2
Taller de HIFREQ Entorno de entrada gráfica (SESCAD) Análisis de interferencias electromagnéticas, de frecuencias elevadas y de transitorios Taller de descargas atmosféricas y de apantallamiento
Día 1
Taller HIFREQ
Entorno integrado de entrada gráfica de SES y otros programas y herramientas gráficos
Utilización de las funcionalidades y herramientas básicas de SESCAD
Transformadores, cables y subestaciones y líneas aisladas por gas
Ejecución de cálculos
Examen de los resultados de los cálculos
SESSystemViewer, GRServer
Otras herramientas de SES
Día 2
Interferencia electromagnética
Técnicas ambientales y de mitigación
Modelado de tuberías y de estructuras metálicas enterradas
Diseño de estaciones de válvulas y de prueba
Influencia combinada del acoplamiento y mitigación inductivos y conductivos
Efectos de las características del recubrimiento
Técnicas de mitigación y problemas de protección catódica
Evaluación del impacto ambiental
ROWCAD, GRSplits-3D
Día 3
Efectos de la frecuencia y de las características de los conductores en el rendimiento del sistema de puesta a tierra,
y comparación de los modelos de campo y de circuitos
Campos eléctricos y magnéticos y fenómenos transitorios
Descripción del enfoque de campo
Dependencia de la frecuencia de los conductores
Rendimiento a alta frecuencia
Comparación entre el enfoque de circuitos y el de campo
Sistemas complejos de puesta a tierra
Efecto de las características de los conductores en el rendimiento de sistemas de puesta a tierra
Efectos de la corriente circulante proveniente de generadores locales en el estudio del sistema de puesta a tierra de una gran central eléctrica. Modelado realista de cables, de subestaciones aisladas por gas, de infraestructuras sobre la superficie de la tierra, entre otros.
Inducción en circuitos de comunicación y de protección
Reducción de la tensión de estrés
Cálculo de los campos eléctricos y magnéticos
Conmutación de condensadores en subestaciones
Estudios de transitorios de descargas atmosféricas
SESTransient - Taller sobre las descargas atmosféricas
Día 4
Protección contra descargas atmosféricas
Otros temas
Análisis del apantallamiento contra descargas atmosféricas
SESShield-3D
Taller de SESShield-3D
Temas adicionales seleccionados por los participantes
Preguntas y respuestas para el examen del nivel 1
A formação presencial é um curso de cinco dias, concluído no período de uma semana, composto de quatro sessões diárias, com 8 horas de duração, entre segunda e quinta-feira, e metade da sexta-feira.
A semana é dividida em 3 partes.
Na Parte I, serão abordados os três tipos de alimentação eletromagnética. Também serão discutidas as técnicas de medição e interpretação da resistividade do solo, para solos uniformes e multicamada (solos com duas e mais camadas horizontais ou verticais). O conceito de modelo de solo equivalente e o de resolução da camada de solo serão explicados com base em simulações digitais. A análise e a concepção de malhas de aterramento simples e complexas feitas de condutores tridimensionais orientados arbitrariamente enterrados em solos multicamada serão discutidas e ilustradas com exemplos práticos. Será explorado o caso de um sistema de aterramento parcialmente enterrado em um volume finito de solo heterogêneo, como um aterro. O conceito científico de medição da impedância do solo usando o método de Queda de Potencial será explicado com base em vários modelos realísticos de solo. Parâmetros de linhas de transmissão, cabos e dutos subterrâneos (impedâncias próprias e mútuas) em solos multicamada serão analisados, e técnicas de cálculo da distribuição da corrente de falta serão descritas. Os conceitos de segurança elétrica serão introduzidos, e os problemas relacionados às correntes corporais, às impedâncias corporais e à resistência dos pés serão discutidos nos casos de exposição elétrica à frequência industrial e à alta frequência.
A Parte II é dedicada a um workshop destinado a aprender como usar os poderosos processadores de entrada e saída da SES, como o SESCAD, o ROWCAD e o SESShield-3D.
Na Parte III, os efeitos das interferências por acoplamento condutivo e indutivo causadas por condutores energizados em estruturas metálicas e condutores aéreos e enterrados nus ou revestidos, como tubulações, cercas e cabos de telecomunicações, serão mostrados e investigados em detalhes. Métodos e equipamentos de mitigação serão apresentados e discutidos. A interação entre as fontes de interferência e as linhas ou circuitos interferidos será examinada em detalhes. Por último, os campos magnéticos e elétricos gerados por condutores aéreos e subterrâneos energizados em baixa e alta frequências e por transitórios, como as descargas atmosféricas, serão descritos; os métodos de análise típicos e os resultados dos cálculos serão explicados.
Os participantes receberão um certificado de conclusão, junto com o equivalente a 3,5 CEU (Unidades de Educação Continuada) ou 35 PDH (Horas de Desenvolvimento Profissional). A CEU e a PDH são unidades reconhecidas de registro de participação em programas educacionais não creditados.
PARTE I – Conceptos fundamentales y análisis de la frecuencia industrial
Lunes
Inscripción e introducción
8:30 a.m. - 9:00 a.m.
Sesión 1
9:00 a.m. - 12:00 m.
Sesión 2
1:00 p.m. - 5:00 p.m.
Conceptos fundamentales, resistividad del suelo y estructura de los paquetes de software de SES
Análisis y diseño de sistemas de puesta a tierra
Modos de energización eléctrica
Modelos y características de la estructura del suelo
Conceptos de impedancia
Medición e interpretación de la resistividad del suelo
«¿Qué distancia es suficiente?»
Análisis y supresión de ruido
Vista preliminar de los paquetes de software de SES
Taller informático
Teoría del análisis de sistemas de puesta a tierra
Electrodos de retorno y estructuras enterradas
Capas de suelo horizontales, verticales, hemisféricas y cilíndricas y suelos de volumen finito
Optimización del diseño para reducir la EPT y las tensiones de contacto y de paso
Introducción a los sistemas de puesta a tierra eléctricamente extensos
Taller informático
Martes
Sesión 3
8:30 a.m. - 12:00 m
Sesión 4
1:00 p.m. - 5:00 p.m.
Conceptos, medición e interpretación de la impedancia de tierra
Conceptos y criterios de seguridad eléctrica
Distribución de la corriente de falla en redes eléctricas y parámetros de las líneas
Técnica de medición de la caída de potencial
Medición e interpretación de la impedancia de tierra
Análisis y supresión de ruido
Mecanismos del choque eléctrico
Umbrales de corriente corporal, estándar 80 de IEEE y 479 de IEC; efectos de la frecuencia; factores de corriente cardíaca
Conceptos de impedancia corporal, de resistencia del pie y de Thevenin
Taller informático
Cálculo de la corriente de falla - métodos simplificados
Sistemas de terminales múltiples; modelado de hilos de guarda, de neutro y de contrapesos
Condiciones de estado estable, armónicos y desequilibrios
Cálculo de la corriente de falla - métodos detallados
Cálculo de impedancias propias y mutuas y de capacitancias de conductores aéreos y enterrados; suelos uniformes y con capas
Modelado de transformadores
Taller informático
PARTE II - Taller sobre los procesadores gráficos de entrada y de salida de SES
Miércoles
Sesión 5
8:30 a.m. - 12:00 m.
Sesión 6
1:00 p.m. - 5:00 p.m.
SESCAD - Entorno integrado de entrada gráfica de SES
Otros programas y herramientas gráficos
Utilización de las funcionalidades y herramientas básicas de SESCAD
Transformadores, cables y subestaciones y líneas aisladas por gas
Funciones de importación y exportación
Ejecución y examen de los resultados de SESCAD
SESSystemViewer, GRServer
RowCAD, GRSplits-3D
SESShield-3D, SESImpedance
Otras herramientas de SES
PARTE III - Análisis de la interferencia electromagnética, de las frecuencias elevadas y de los fenómenos transitorios
Jueves
Sesión 7
8:30 a.m. - 12:00 m.
Sesión 8
1:00 p.m. - 5:h00 p.m.
Interferencia electromagnética, técnicas ambientales y de mitigación
Efectos de la frecuencia en sistemas de puesta a tierra, incluyendo los sistemas extensos
Modelado de tuberías y de estructuras metálicas enterradas
Diseño de estaciones de válvulas y de prueba
Influencia combinada del acoplamiento y mitigación inductivos y conductivos
Efectos de las características del recubrimiento
Evaluación del impacto ambiental
Técnicas de mitigación y problemas de protección catódica
Taller informático
Descripción del enfoque de campo
Dependencia de la frecuencia de los conductores
Rendimiento a alta frecuencia
Sistemas complejos de puesta a tierra
Efecto de las características de los conductores en el rendimiento de sistemas de puesta a tierra
Efectos de la corriente circulante a partir de generadores locales en el estudio del sistema de puesta a tierra de una gran central eléctrica
Modelado de cables y de sistemas de subestaciones y líneas aisladas por gas
Inducción en circuitos de comunicación y de protección
Reducción de la tensión de estrés
Taller informático
Viernes
Sesión 9
8:30 a.m. - 12:00 m.
Sesión 10
1:00 p.m. - 2:00 p.m.
Campos eléctricos y magnéticos, fenómenos transitorios y apantallamiento contra descargas atmosféricas - I
Campos eléctricos y magnéticos, fenómenos transitorios y apantallamiento contra descargas atmosféricas - II
Análisis del apantallamiento contra descargas atmosféricas
Conmutación de condensadores en subestaciones
Cálculo de los campos eléctricos y magnéticos
Estudios de transitorios de descargas atmosféricas
Taller informático
Temas adicionales seleccionados por los participantes
Envío de documentos para el examen de nivel 1 de CDEGS
Distribución de certificaciones
Ministrantes
Dr. Farid P. Dawalibi, Diretor de P&D e Engenharia, co-fundador da SES em 1978. Especialista reconhecido internacionalmente em aterramento e interferências eletromagnéticas, ele é autor de mais de 450 artigos técnicos e relatórios de pesquisa e engenharia, tendo ministrado mais de 150 cursos de curta duração e seminários técnicos.
Em 2012, o Dr. Dawalibi instituiu o programa de Certificação em software da SES e atua como Instrutor-Chefe em todas as atividades de formação das SES, supervisionando e contribuindo com o desenvolvimento contínuo do currículo, assim como com o quadro de instrutores que lideram as sessões e workshops do curso.
Além das atividades de formação e do trabalho pioneiro de pesquisa contínuos, o Dr. Dawalibi foi o líder da equipe que desenvolveu os softwares GATL e ECCAPP (EPRI, relatórios EL-2699 e EL-5472) e o AutoGrid (CEA, relatório 249-D-541). Ele já foi perito em várias audiências judiciais e é consultor técnico e especialista em várias concessionárias de energia e de transporte por dutos e sobre trilhos. Ele também deu contribuições significativas à norma ANSI/IEEE 80, incluindo partes de autoria.
O Dr. Dawalibi recebeu seu título de doutorado em Engenharia Elétrica pela Politécnica Montreal, a faculdade de engenharia filiada à Universidade de Montreal.
Christian Voyer, PhD, é Gerente Sênior de P&D. Desde que se juntou à SES, em 2010, ele esteve envolvido em diversas atividades, como projetos de pesquisa analítica, revisões de relatórios técnicos de terceiros, suporte técnico ao cliente, desenvolvimento de software e estudos relacionados a problemas de aterramento, segurança e compatibilidade eletromagnética. Com sua vasta experiência, proficiência teórica e compromisso inabalável com a instrução de qualidade, Christian é um membro valioso da equipe de instrutores da SES, ao qual ele se juntou em 2013. Ele também é o Gerente do programa de Certificação nível 1 da SES.
Christian recebeu o titulo de doutor em Física Experimental em 2011 pela Universidade McGill.
Luis Valcárcel, PhD, é Gerente Sênior de P&D. Ele se juntou à SES em 2009 e, desde então, esteve engajado nas atividades de desenvolvimento de software, produção de relatórios de pesquisa analítica, projetos de grande envergadura para os clientes e suporte técnico. Sua experiência prática considerável em todos os aspectos dos estudos sobre aterramento e EMI inclui as medições em campo da resistividade do solo e tensões de toque e de passo. Membro da equipe de instrutores da SES desde 2013, ele conduz cursos em todos os níveis de certificação e está envolvido na formação dos colaboradores internos, para garantir que o alto padrão de desempenho seja atingido por todo o pessoal técnico da SES.
Luis recebeu o titulo de doutor em Física Experimental em 2008 pela Universidade McGill.
Maxime Daigle, Ph.D., é Gerente de P&D sênior, tendo se juntado à SES em 2014. Além de suas responsabilidades como instrutor, Maxime está envolvido em atividades de apoio ao cliente e pesquisa, que contribuíram para melhorias significativas em diversos aplicativos da SES. Ele também tem participado de diversos projetos de clientes, abrangendo estudos de aterramento elétrico e interferências eletromagnéticas. Com uma sólida combinação de conhecimentos teóricos e experiência prática, ele tem sido um membro importante da equipe de instrutores da SES desde 2015.
Maxime recebeu o titulo de doutor em Engenharia Elétrica pela Politécnica Montreal em 2011.
Parisa Dehkhoda, Ph.D., é pesquisadora de P&D sênior e está na SES desde 2021, envolvida com pesquisa, desenvolvimento de software e suporte técnico aos clientes da SES. Ela se juntou à equipe de instrutores em 2023, trazendo sua vasta experiência de mais de 10 anos de ensino universitário. Seus principais interesses de pesquisa são os métodos numéricos em eletromagnetismo, especialmente compatibilidade eletromagnética. Ela é autora ou coautora de mais de 50 artigos científicos e para conferências.
Parisa obteve seu doutorado em Engenharia Elétrica, no ano de 2009, pela Universidade de Tecnologia Amirkabir, em Teerã.
Stéphane Franiatte obteve seu bacharelado em Engenharia Elétrica (2013) e seu mestrado em Engenharia de Software (2017) na Escola Superior de Tecnologia, em Montreal, Canadá. Sua especialização é nas áreas de otimização matemática e algoritmos. De 2003 a 2008, ele serviu como oficial em um submarino nuclear, onde foi responsável pelos sistemas de propulsão elétrica, assim como pela discrição acústica da embarcação durante as análises de frequências de vibração.
Ele se juntou à SES em 2014. Seus interesses de pesquisa estão em matemática aplicada, especialmente em processamento de sinal digital, análise de transitórios, eletromagnetismo numérico e ciência da computação.
Mohammad Shafieipour detém os títulos de mestre e Ph.D. em Engenharia Elétrica e da Computação da Universidade Multimedia (Malásia, 2010) e da Universidade de Manitoba (Canadá, 2016). Depois de concluir o doutorado, ele trabalhou por muitos anos como engenheiro de Desenvolvimento e Pesquisa de Simulação na Manitoba Hydro International.
O Dr. Shafieipour se juntou à SES em 2020 e atualmente presta suporte técnico sobre o pacote CDEGS e contribui com o desenvolvimento desse software.
Ele passou a integrar a equipe de instrutores da SES em 2022, aportando não só um vasto conhecimento em Eletromagnetismo Computacional e Análise de Transitórios Eletromagnéticos, mas também uma ampla experiência com diversas ferramentas de simulação de sistemas de potência.
Alexandre Juneau Fecteau, PhD, é um cientista pesquisador que ingressou na SES em 2022. Ele está ativamente envolvido em pesquisa e desenvolvimento, suporte técnico e treinamento, e contribuiu para o aprimoramento de vários aplicativos da SES.
Alexandre é bacharel e mestre em física, além de PhD em engenharia mecânica pela Université de Sherbrooke (2020). Durante seus estudos de pós-graduação, ele realizou pesquisas sobre supercondutores e ondas eletromagnéticas, combinando trabalho experimental com modelagem numérica.
Certificação
Aqueles que optarem por realizar o exame da Certificação nível 1 e forem aprovados receberão a Certificação nível 1 da SES por e-mail e estarão elegíveis aos cursos de nível 2 e 3 da Certificação.
Além disso, os nomes dos aprovados serão publicados na Lista de usuários certificados do site da SES (salvo pedido em contrário por parte do participante ou da sua organização).